Os melhores lugares para curtir o carnaval em 2023

O Carnaval brasileiro é de longe o maior e mais colorido carnaval do mundo e uma das maiores festas do planeta. Música animada, festas de rua, desfiles com carros alegóricos, fantasias, cores extravagantes e entretenimento sem fim fazem parte dessa celebração que é um marco da cultura brasileira.

Neste ano, o carnaval acontece de 20 a 21 de fevereiro de 2023. Mas durante uma semana, o país praticamente para para aproveitar o carnaval – seja com festa, seja com um fim de semana de descanso prolongado.

A semana do carnaval é a oportunidade ideal para viajar com amigos e familiares e curtir o feriado antes do fim do verão. Afinal, quem é brasileiro sabe que o ano só começa de verdade depois do carnaval. Então aproveite a data para viajar e conhecer lugares no Brasil onde o Carnaval promete.

Principais destinos de carnaval no Brasil

Coloque sua fantasia e muito glitter, prepare-se para as melhores festas, blocos de rua e dance muito com a lista dos melhores destinos para o carnaval, que preparamos para você.

São Paulo

O carnaval em São Paulo acontece em toda a cidade com mais de 500 blocos.

O carnaval em São Paulo acontece em toda a cidade com centenas de blocos. Graças a uma tradição de desfiles de samba, São Paulo é um dos destinos mais populares para celebrar o carnaval. Você poderá curtir os mais de 500 blocos de rua da cidade, além de shows gratuitos. Neste ano, a programação conta com Anitta, Banda Eva, Léo Santana e Alok.

Desfile das escolas de samba

O desfile oficial das escolas de samba de São Paulo acontece no Sambódromo do Anhembi. Serão 5 dias de desfiles, sendo que dois deles são reservados para as escolas da primeira divisão, do grupo especial, que desfilam nos dias 18 e 19 de fevereiro.

Blocos de carnaval de rua em São Paulo

Os blocos de São Paulo são conhecidos pela diversidade e inclusão. Na rua, milhões de pessoas curtem todos os ritmos da festa. Não importa se você é fã de samba, pagode, funk ou outro ritmo, os bloquinhos tocam de tudo.

Os blocos começam a bagunça de pré-carnaval em 11 e 12 de fevereiro. Depois, no fim de semana seguinte, tem festa o dia inteiro com previsão de dispersão a partir das 19h – em teoria.

Alguns dos principais blocos são o Bloco Casa Comigo, Samba do Eugênio, Bloco Nu’ Interessa, Bloco Sereianos, Bloco Meu Santo é Pop, Bloco Vou de Táxi, Bloco Minhoqueens, mas a lista tem mais de 500 blocos, então não vão faltar opções. Então, pegue sua fantasia, chame seus amigos e se prepare para dançar até não poder mais.

Compre sua passagem de ônibus barata para São Paulo

 

Rio de Janeiro

O Rio é definitivamente uma aposta certa para o carnaval. Não esqueça sua fantasia mais colorida e viaje para o Rio para uma experiência incrível.

O Rio de Janeiro é indiscutivelmente a capital mundial do carnaval! Dizem que passar um carnaval no Rio é uma experiência que todo mundo que gosta de agito deveria ter pelo menos uma vez na vida. A maior festa do Brasil é um espetáculo de música, alegria e muita animação. Veja o que espera você lá:

Desfiles das escolas de samba do RJ

Os famosos desfiles das escolas de Samba acontecem no Sambódromo Marquês de Sapucaí do Rio de 24 a 25 de Fevereiro, durante o desfile especial do grupo, e de 26 a 27 de Fevereiro para as escolas da 1ª divisão. A energia do sambódromo é simplesmente eletrizante e faz valer a experiência. Não se esqueça de comprar seu ingresso o quanto antes, porque eles esgotam rápido!

Blocos de rua no Rio de Janeiro

Os blocos de carnaval do Rio de Janeiro são conhecidos por seus desfiles incríveis, com fantasias coloridas e animadas, e música contagiante. Durante o carnaval, as ruas da cidade se transformam e tudo vira pista de dança. Pelo calendário oficial, a festa de rua acontece entre os dias 22 de janeiro e 26 de fevereiro. Mas pode ter certeza de que as festas oficiais começam muito antes disso.

Neste ano, serão 445 desfiles de blocos oficiais espalhados por toda a cidade. Entre os mais conhecidos estão o Nem Muda Nem Sai de Cima (Tijuca), Blocão (Copacabana), Bloco Chora Me Liga (Copacabana), Bloco Empolga 9 (sim, começa às 9h da manhã, em Ipanema), Simpatia é quase amor (Ipanema), Bloco das Poderosas (Centro) e Bloco da Favorita (Copacabana).

Escolha sua fantasia, chame seus amigos e se prepare para dançar até não aguentar mais. O carnaval no Rio é, sem dúvidas, uma experiência única. Não tem erro em celebrar o carnaval no Rio. Compre suas passagens de ônibus antes que elas se esgotem!

Reserve sua passagem para o Rio agora

 

Belo Horizonte

Prepare-se para a folia, pois Belo Horizonte oferece a você nada menos que 5 palcos com música ao vivo.

A capital mineira vem ganhando espaço como destino de carnaval no Brasil. A cada ano o número de foliões nas ruas aumenta – em 2020, antes da pandemia, foram 4.5 milhões de pessoas! E a consequência disso é uma baguncinha organizada, já que a maioria dos blocos se concentram no centro da cidade. Assim, fica fácil participar de vários blocos num só dia, já que eles acontecem perto um do outro e dá para fazer tudo a pé.

O carnaval de BH também é um dos mais democráticos. Tem bloquinho tocando de tudo: de funk a forró, samba, pagode, rock (sim!) e, claro, marchinhas de carnaval. Também tem bloco familiar, onde os pais podem curtir com as crianças, participar de concursos de fantasia e ter uma experiência mais suave.

Prepare-se para a folia em BH garantindo sua passagem para a capital mineira.

Reserve passagens baratas para Belo Horizonte

 

Salvador

A bela cidade de Salvador oferece o melhor dos dois mundos: festividades de carnaval movimentadas e praias paradisíacas para relaxar.

A capital baiana é dona de uma das mais tradicionais festas de carnaval de rua do Brasil. Com desfiles de trios elétricos e multidões dançando em festas de rua durante, são várias opções de festas para quem vai pular carnaval na cidade:

Camarotes: para quem quer uma experiência mais exclusiva e confortável, os camarotes de Salvador são a escolha perfeita. Com estrutura open bar, buffet, banheiros e atrações exclusivas, vale a pena optar pelo camarote. Mas vale lembrar que o preço é salgado, e não costuma baixar de R$ 500 por pessoa.

Blocos: os blocos de Salvador sempre envolvem um trio elétrico e carros de apoio que dão a estrutura para os foliões curtirem a festa. Os blocos ficam na rua, em uma área exclusiva demarcada por um cordão de isolamento. Para entrar, só vestindo o abadá exclusivo do bloco.

Pipocas: se você só quer curtir o carnaval na rua sem se prender a um lugar ou bloco específico, ou sem ter que pagar por um abadá, você vai ser um pipoca. Folia gratuita para quem quer ficar entre a galera.

Depois de experimentar os desfiles inesquecíveis, você também pode sentar e relaxar nas belas praias do Porto da Barra e Farol da Barra.

Reserve passagens de ônibus para Salvador

 

Recife

Vá a Recife para conhecer o maior bloco de carnaval do mundo na charmosa Olinda.

Recife se destaca dos outros destinos de carnaval pela forte paixão pelo frevo e pelas batidas nativas do maracatu indígena e africano. Com mais de dois milhões de visitantes por ano, a rota do carnaval de quatro quilômetros percorrendo o centro de Recife é de tirar o fôlego.

Você vai se apaixonar pelo Galo da Madrugada, um grupo de carnaval que sai do sábado de carnaval no bairro de São José, em Recife. É o maior bloco de carnaval do mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records.

Quem passa o carnaval em Recife precisa também dar um pulo em Olinda, cidade que se orgulha do seu clássico carnaval de rua. É uma experiência única. E

Encontre suas passagens de ônibus para Recife

 

Fortaleza

Fortaleza oferece uma festa de carnaval única com música alternativa inspirada em todo o mundo.

Fortaleza oferece uma festa de carnaval única com música alternativa inspirada em todo o mundo.

A capital do Ceará tem uma das melhores comemorações à beira-mar, na praia de Iracema, com batidas marcantes do maracatu. Fortaleza é o lugar ideal para celebrar o carnaval se você estiver procurando gêneros musicais ligeiramente diferentes do samba predominante.

Você também pode ir até a Avenida Domingos Olímpio, onde encontrará a maioria dos desfiles e músicas. Prepare-se para ouvir muito axé, arrocha e ritmos típicos da região.

 

Reserve passagens baratas para Fortaleza

 

Ouro Preto

Ouro Preto é um Patrimônio Mundial da UNESCO e reúne uma das festas de carnaval mais tradicionais do país.

O carnaval de Ouro Preto é o carnaval mais tradicional do estado de Minas Gerais. A cidade é a casa de vários blocos que sobem as ladeiras da cidade, saindo da praça central de Tiradentes, mas também tem festas fechadas para quem cansar das ruas.

O carnaval de Ouro Preto também é o maior carnaval universitário do país. Curta o carnaval junto com milhares de estudantes em Ouro Preto  e vivencie uma das festas de carnaval mais eclética do Brasil.

Reserve passagens baratas para Ouro Preto

 

Florianópolis

A cidade de Florianópolis é um ótimo destino para celebrar o carnaval em um ambiente aberto e festivo.

Até pouco tempo, o auge do carnaval na cidade eram as festas fechadas em clubes, mas a cada ano o carnaval de rua de Florianópolis se fortalece e atrai multidões cada vez maiores.

O tradicional Bloco dos Sujos acontece nas tardes de sábado, nas ruas do Centro da cidade, em torno da Praça XV. Também tem outros blocos em outras partes da cidade ao longo da semana de carnaval, como o Berbigão Do Boca (dia 10 de fevereiro, no Centro), Sou Mais Eu, Bloquete Calma Beth, Bloco do Vexame e muitos outros.

O Carnaval de Florianópolis é um dos mais amigáveis ​​para LGBTQ no Brasil, com blocos específicos.

Quem prefere festas em clubes, também encontra opções de todos os tipos e valores. Das badaladas festas em Jurerê até os inferninhos do Centro, não faltam opções para curtir o carnaval em Floripa.

E, claro, a cidade também tem inúmeras opções para quem quer só curtir a natureza, pegar uma praia e descansar.

Reserve passagens baratas para Florianópolis

 

Angra dos Reis

Angra do Reis é o destino ideal para curtir festas com DJ ao ar livre e celebrações à beira-mar.

Vá para Angra dos Reis para curtir o maior carnaval de rua do sul fluminense ou para curtir a festa em um ritmo mais light. Com mais de 60 festas em toda a cidade, você certamente encontrará algo para curtir do seu jeito.

Não perca o programa movimentado no cais de Santa Luzia, onde mais de 100 mil pessoas devem participar da folia.

Reserve passagens de ônibus para Angra dos Reis

Por que viajar de ônibus durante o carnaval

Carnaval é sinônimo de movimento – tanto nas festas de rua quanto nas estradas e aeroportos. Para fugir do estresse e dos altos preços dos voos para as principais cidades brasileiras, a melhor maneira de viajar durante o carnaval é de ônibus.

Além de ser muito mais econômico, viajar de ônibus significa deixar alguém dirigir enquanto você relaxa e curte a vista do conforto da sua poltrona. Dá até para pular carnaval um dia em Recife e outro em Salvador, aproveitando a viagem para curar a ressaca. Ou ver o desfile das escolas de Samba em São Paulo e no dia seguinte chegar sambando na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Com a Busbud, você pode pesquisar e reservar facilmente uma passagem de ônibus barata que se encaixe no seu planejamento para o carnaval. Assim, fica fácil curtir o melhor da folia.

Pague com facilidade e segurança parcelando em até 12x

As poltronas costumam esgotar muito rápido antes do carnaval, por isso recomendamos que você reserve suas passagens de ônibus com antecedência com a Busbud para garantir seu lugar no ônibus!

Com a Busbud, você pode pagar com facilidade e segurança sua passagem de ônibus em até 12 parcelas com qualquer cartão de crédito brasileiro, como Visa, MasterCard, Elo, American Express e Hipercard. Se precisar de ajuda com sua reserva, nossa equipe de suporte online ao cliente 24/7 terá prazer em ajudá-lo! Você também pode ler mais sobre o pagamento seguro em 12 parcelas em nossa Central de Ajuda.

buses inside

Dicas para aproveitar ao máximo o feriado do carnaval

Agora que você sabe onde celebrar o carnaval em todo o país, encontre abaixo as melhores dicas para suas festas de carnaval.

Cuidado com seus pertences

Você pode não gostar de usar pocheete, mas elas são perfeitas para manter seu celular, chave e dinheiro segurança no carnaval. Qualquer tipo de bolsa que possa ser colocada na frente do corpo para manter os objetos de valor próximos é uma boa idéia. 

Lembre-se de nunca colocar seu telefone, carteira ou dinheiro em bolsos aberto. É melhor mantê-los dentro de uma pequena bolsa em seu corpo ou em um bolso escondido.

Beba água

Com altas temperaturas, muita transpiração e consumo de álcool, manter-se hidratado é a chave para terminar o carnaval com saúde. Levar uma garrafa de água para a rua é indispensável para curtir o carnaval bem e fazer a festa durar os quatro dias.

Protetor solar e calçados adequados

Imagina que saco perder um dia de festa por conta de queimaduras de sol. Então passe protetor solar pela manhã antes de sair e tente repor ao longo do dia para evitar queimaduras.

Quanto ao calçado, os tênis são a melhor escolha, sem dúvidas. Use tênis não só porque você provavelmente vai ficar muitas horas de pé, mas também para se proteger de possíveis pisadas da galera no meio da multidão.

Viajar de ônibus

Viajar de ônibus no carnaval reduzirá seus custos de viagem e também garantirá que você consiga descansar até chegar no seu destino. E acredite, depois de alguns dias de folia, essas horas de sono durante a viagem podem ser valiosas.

Vá de ônibus para garantir sua segurança, economizar dinheiro e evitar  se preocupar com as filas e atrasos no aeroporto, preços altos da gasolina ou aluguel de carro e estacionamento.

5 dicas para quem viaja de ônibus no Brasil

Como escolher viajar de ônibus é uma das opções mais inteligentes durante a temporada de carnaval, aqui estão algumas dicas para tornar sua viagem a mais tranquila possível.

1 – Chegue cedo

Carnaval significa que grandes quantidades de pessoas estarão viajando pelo país. Geralmente, chegar 30 minutos antes da partida do seu ônibus é suficiente. No entanto, recomendamos chegar cerca de 45 minutos antes da sua partida para conseguir encontrar seu embarque sem problemas, especialmente em cidades muito grandes, como Rio de Janeiro e São Paulo.

2 – Leve documento de identificação com foto válido

Não se esqueça de trazer seu documento com foto, que deve ser um documento válido e emitido pelo governo (como RG e CNH). Você precisa apresentar seu documento e sua passagem de ônibus para embarcar no ônibus.

Lembre-se de que algumas empresas pedem que os passageiros troque o voucher da passagem online pela passagem impressa no balcão da empresa antes do embarque, então fique atento às exigências de cada empresa,

3 – Viajando com crianças ou animais de estimação

Se você estiver viajando com crianças ou animais de estimação, faça perguntas sobre a documentação exigida por lei no Tribunal da Infância e Juventude.

Se você pretende levar o seu animal doméstico com você, entre em contato com a empresa de ônibus antes da sua viagem. Cada empresa de ônibus tem suas próprias regras, mas com certeza você precisará da carteira de vacinação atualizada.

4 – Reserve sua passagem de ônibus pela internet com a Busbud

Como a temporada de carnaval é bem movimentada, as rodoviárias de ônibus estarão muito lotadas. Evite problemas reservando online suas passagens de ônibus de ida e volta com a Busbud, onde você encontra todas as opções de passagem de ônibus mais baratas. Dessa forma, você pode pular as filas da rodoviária e garantir que sua viagem seja a mais tranquila possível.

5 – Fique de olho

Mantenha sempre seus pertences e malas perto de você. Se for pegar Uber, peça pelo aplicativo e evite caronas suspeitas. Evite andar a pé em locais isolados. Não custa se proteger, né?