Viajando de ônibus na França: Mapeando o Hexágono francês com a Tour de France

Das margens do noroeste que fazem fronteira com o Canal Inglês, até as regiões montanhosas do leste, a Cidade da Luz, pegando o ônibus na França é certo introduzir os viajantes a vistas espetaculares, graças à diversidade de seus territórios. Em tempo de Tour de France, por que não participar das festividades, seguindo as faixas do evento e visitando os principais destinos do hexágono francês? Com a corrida, o nosso passeio começa no Norte, com as trilhas das costas da Normandia e Bretanha, por todo o caminho para o Midi-Pyrénées e de Rhône-Alpes, terminando na capital nas glamorosas Champs-Élysées.

 

Depois de um curto prazo, na Holanda e na Bélgica, a parte francesa do Tour de France começa sua jornada em Nord-Pas-de-Calais e passeios através de quatro cidades: Cambrai, Arras, Amiens e Abbeville. Ambas as regiões certamente irão impressionar os visitantes com sua rica história e cultura.

Principais pontos turísticos: Amiens é conhecida por suas catedrais góticas, enquanto estruturas de estilo barroco flamengo em Arras são um ponto a ser visitado pelos aficionados por arquitetura.

Dica do especialista: Você sabia que Amiens abriga a catedral mais alta (concluída) na França?
Potencial de viagem de um dia: Localizado perto Bélgica, Lille apresenta uma arquitetura flamenga digna de um passeio de que você não vai encontrar na maioria das cidades francesas.
Dica de viagem de ônibus: A viagem do norte do país está cheia de intermináveis campos de flores amarelas. Você vai ter a chance de postar no Instagram alguns, se seu ônibus fizer uma pausa em uma parada da estrada.

Alta & Baixa Normandia

Em direção ao oeste, o Tour de France continua com Alta e Baixa Normandia, de Le Havre até Livarot. Aninhado entre Londres e Paris, a região é um deleite visual com suas praias e falésias brancas impressionantes.

Principais pontos turísticos: muitos museus de Le Havre, juntamente com o centro da cidade, que foi nomeado Patrimônio Mundial. Apreciarão os lustres da história, o Cemitério Americano da Normandia e Memorial.

Dica: Certifique-se de comer queijo Livarot em Livarot!
Potencial viagem de um dia: O Mont Saint-Michel é uma obrigação para quem visita Normandia.
Dica de viagem de ônibus: Você pode detectar moinhos de vento em uma parte da estrada de Normandia para Brittany, que vai fazer você se sentir como se estivesse andando pelo campo holandês.

 

Brittany

Referido como “Little Britain” graças a sua influência celta, esta região faz fronteira com o Canal Inglês e o mar Céltico.

Principais atrações: A culinária, na Bretanha vai certamente apelar para os gulosos. Combinar o crepe ou Breton galette com cidra, especialidade da região. Frutos do mar são também uma parte importante aqui, com mexilhões frescos e ostras apanhadas diretamente do Oceano Atlântico.

Alternativamente, um dos castelos mais impressionantes da França, Château de Fougères, aguarda os visitantes, enquanto o Museu de Belas Artes de Rennes tem uma vasta coleção de arte egípcia, grega e romana.

Dica do especialista: Brittany é grande no ciclismo e tem muitas ciclovias para acomodar os ciclistas.
Potencial viagem de um dia: conhecida por sua areia e formações rochosas rosadas que se estendem por 30 quilômetros, The Pink Granite Coast (Côte de Granit Rose) deve estar na sua lista.
Dica de viagem de ônibus: O passeio da Bretanha para Midi-Pyrénées é uma longa extensão, então embale muitos lanches e um bom livro!
Midi-Pyrénées

Próxima etapa da corrida da Tour de France prossegue na maior região do país, a partir de Tarbes. Com seu cenário montanhoso (leia-se: trilhas íngremes de bicicleta), Midi-Pyrénées é o destino perfeito para os amantes de aventura.

Principais pontos turísticos: Plateau de Beille, Cauterets, ponto de chegada da Tour de France, Le Pierre Saint Martin, são populares estações de esqui no inverno e oferecem uma série de atividades no verão, como parapente, rafting, caiaque, e paintball.
Dica do especialista: Cauterets também é uma cidade termal popular. Faça uma pausa bem merecida em um de seus resorts termais cercados pelas montanhas dos Pirinéus.
Potencial viagem de um dia: Visite a capital Midi-Pyrénées ‘, Toulouse. Apelidado de “La Ville Rose,” esta cidade é conhecida por sua arquitetura composta de tijolos cor de rosa.
Dica de viagem de ônibus: O terminal de ônibus em Toulouse viaja para grandes cidades como Paris, Barcelona e Milão. Algumas viagens são durante à noite, então você vai acordar em uma nova cidade como se você simplesmente estalasse os dedos!
Rhône-Alpes

A corrida continua no quarteirão sudeste da França, até o norte da Riviera Francesa, onde as paisagens deslumbrantes e cenários idílicos imperam. Começando por Valência, os ciclistas vão passar por 10 cidades antes de partir para Île-de-France.

Principais atrações: Os Alpes e os suas inúmeras estações de esqui em Pra Loup, La Toussuire, Modane, e Alpe d’Huez. Não se esqueça de provar o fondue autêntico e o raclette.
Dica do especialista: No verão, essas cidades de esqui se transformam em locais de caminhadas e camping. A maioria também tem inúmeras ciclovias (alguns que são bastante montanhosas e não são para os fracos de coração).
Potencial viagem de um dia: fronteira com a Suíça e a Itália, Chamonix oferece vistas espetaculares do Mont Blanc.
Dica de viagem de ônibus: A rota de Rhône-Alpes de Île-de-France compreende clássicas vistas do campo francês.

Île-de-France

O Tour de France chega ao fim em 26 de julho na Champs-Élysées. Pouco antes do final, os ciclistas passarão por Sèvres. Com um número de ciclovias, é apenas um passeio de bicicleta a 55 minutos de Paris.

Principais pontos turísticos: O Museu Nacional de Cerâmica em Sèvres, junto com Shakespeare & Company, Café de Flore, e o Centro Pompidou, em Paris.
Dica do especialista: Uma vez que você subiu a Torre Eiffel, vagou pelo Sena e admirou o Arco do Triunfo, de frente para Montmartre, seguindo a área do Canal Saint-Martin para encontrar alguns pontos da moda em tendência verdadeiramente “bobo”. Faça como os locais e coma um brunch no Holybelly, faça compras ao longo do canal, e tente o mais novo point, Brasserie Barbès, próximo do Sacré-Coeur.
Potencial viagem de um dia: Desperte sua criança interior e pare na Disneylândia. Localizado em Marne-la-Vallée apenas 30 minutos a leste da capital francesa, Disneyland da Europa atrai visitantes de todo o continente.
Dica de viagem de ônibus: Ao contrário de viajar de avião, pegar um ônibus significa que você pode começar a passear no minuto em que você chega ao seu destino. Você sabia que um dos principais terminais de ônibus de Paris, Bercy, é apenas a um metro de 20 minutos de distância do Louvre?
Nós esperamos que você tenha aproveitado nosso guia e não esqueça de participar do sorteio!