10 destinos da Espanha para conhecer na Semana Santa

A Semana Santa na Espanha é a desculpa perfeita para, além de aproveitar para descobrir recantos onde se vive de forma especial, preparar as malas e desfrutar de uma escapadela com amigos, em casal ou com toda a família. O país é um dos favoritos para visitar nestas datas, onde tradição e história se combinam para nos propor todo tipo de planos de lazer, aventura, cultura e festas locais.

Na Busbud, decidimos apostar na Semana Santa e oferecer uma compilação com alguns dos melhores destinos para viajar na Espanha, onde você poderá desfrutar da sua escapada em todos os sentidos. Descobrirá destinos que não podem faltar na sua lista de lugares a visitar, assim como recantos cheios de encanto e que merecem ser conhecidos.

O que é a Semana Santa e quando é celebrada?

A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes da religião cristã, pois comemora as diferentes fases da Paixão de Jesus, desde sua chegada a Jerusalém até sua ressurreição, passando pelo caminho da cruz e sua morte. No mundo religioso, estas datas representam a última semana de Jesus na Terra.

Quanto à sua celebração, a Semana Santa não tem um dia fixo no calendário, pois costuma ser realizada entre 22 de março e 25 de abril, período compreendido entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa. Esta variação ocorre devido à duração da Quaresma, fase prévia que se inicia em fevereiro com a quarta-feira de cinzas.

Durante a Semana Santa, tanto na Espanha como em outros países onde predomina a religião cristã, milhões de pessoas aproveitam para desfrutar das festas locais e participar de uma infinidade de atos religiosos, assim como viajar para novos destinos, como alguns dos recantos que você está prestes a descobrir.

Destinos para conhecer na Semana Santa

1 – Sevilha, local sagrado para a Semana Santa

Se tivéssemos que listar as cidades onde a Semana Santa é mais sentida e vivida na Espanha, Sevilha seria uma forte candidata para liderar a lista. A capital da Andaluzia é famosa pela grande quantidade de procissões que enfeitam suas ruas, razão pela qual milhares de turistas se reúnem a cada ano para ver e sentir de perto a paixão com que os sevilhanos veneram suas virgens.

Além da festividade religiosa, Sevilha oferece uma variedade de opções, lugares e planos para fazer na cidade realmente interessantes. Começando pela visita à Plaza de España, uma das maiores e mais bonitas praças do país, e terminando por monumentos como a Catedral, a Torre do Ouro ou a Giralda. No entanto, se você quiser conhecer Sevilha de verdade, explore as ruas do Bairro de Santa Cruz e saboreie algumas das tapas oferecidas pelos seus dezenas de bares.

Como ir a Sevilla:

Sevilla

2 – Toledo, o sentido da história e da tradição

Continuamos nosso roteiro de destinos na Espanha para conhecer na Semana Santa fazendo uma pausa em Toledo, uma das cidades mais bonitas e recomendadas para visitar. Aproveitando que estamos na Semana Santa, não podem faltar as procissões percorrendo as ruas da cidade, embora como curiosidade, muitas delas se realizem à noite, o que adiciona ainda mais beleza.

Toledo é uma cidade que merece ser conhecida, especialmente o centro histórico cercado pelas antigas muralhas da cidade. No seu interior, diferentes áreas, miradouros, templos e grutas se sucedem à medida que percorremos suas ruas de paralelepípedos. A Catedral de Toledo, o palácio dos Reis Católicos ou o Alcázar, paradas obrigatórias que não podem faltar no seu roteiro. E sim, em uma de suas ruas está a janela mais pequena da Espanha. Será que você conseguirá encontrá-la?

Como ir a Toledo:

3 – Múrcia, uma Semana Santa com antigas tradições

Além de ser uma das cidades mais interessantes para visitar a qualquer momento do ano, Múrcia chama a atenção especialmente na Semana Santa, onde seus mais de 90 passos processionais fazem com que as ruas da cidade apresentem seu melhor, nos deleitando com um estilo próprio de mais de quatro séculos com detalhes curiosos como manter o silêncio durante todo o percurso.

Além da festividade religiosa, escolher Múrcia como destino para sua escapadela permitirá que você conheça uma cidade cheia de charme e propostas de lazer, como a que você encontrará na Plaza de las Flores, um recanto da cidade que chama a atenção pela movimentação e vida que sempre tem, seus postos de venda de flores e os mais que recomendáveis bares com terraços onde você pode desfrutar de uma boa tapa murciana.

Como ir a Murcia:

 

4 – Granada, uma das mais bonitas com a Alhambra como testemunha

Compita diretamente com Sevilha, tanto culturalmente quanto em lazer e atividades. Granada é outra das grandes cidades que você deve conhecer na Semana Santa, embora qualquer momento do ano seja bom para visitar esta cidade milenar. Das 32 irmandades que exibem seus passos pela cidade, recomendamos visitar o Cristo dos Ciganos e seu percurso pelas intrincadas ruas estreitas.

Granada já é uma cidade cheia de turistas, por isso é provável que a encontre cheia até os topes na Semana Santa. Motivo mais do que suficiente para aproveitar e desfrutar de sua impressionante oferta gastronômica, assim como locais de passagem obrigatória. Estamos falando da Alhambra, da Catedral ou de um passeio por um dos bairros mais bonitos da Espanha, o Albaicín.

Como ir a Granada:

 

5 – Cáceres e sua grande marca medieval

Vamos para o oeste do mapa para entrar em Cáceres, uma cidade que vive e expressa a celebração da Semana Santa de forma intensa e mágica. A cidade se veste de festa durante 9 dias, onde seus passos percorrem ruas que ainda conservam seu estilo medieval, combinando tradição e história para deleitar todos os nossos sentidos. Não é de se surpreender que a Semana Santa de Cáceres seja reconhecida como de Interesse Turístico Internacional.

E, dado que estamos em uma localização privilegiada, nada melhor do que aproveitar a viagem para conhecer as maravilhas de uma cidade que ostenta passado, tradição e história. Cáceres conta com uma Plaza Mayor que você não pode perder, assim como também atravessar a rua para contemplá-la da Torre de Bujaco, a mais importante da cidade. Prepare sua câmera porque a partir dela você poderá obter as melhores panorâmicas.

 

Como ir a Cáceres:

6 – Málaga, uma Semana Santa junto ao mar

Se voltamos à Andaluzia, não é por obrigação, mas por devoção. Málaga é outra das cidades andaluzas que mais vivem e sentem a Semana Santa. De domingo a domingo, a cidade se veste de gala para dar lugar aos milhares de cidadãos e turistas que se reúnem nas ruas para ver passos tão impressionantes quanto o que a Legião faz com o Cristo da Boa Morte e suas Almas.

Aproveitando a viagem a Málaga, você deve saber que terá que fazer uma parada na Calle Larios, o eixo principal da cidade. Assim como percorrer as ruas do seu centro histórico para contemplar maravilhas arquitetônicas e gastronômicas, já que não podemos esquecer que Málaga é conhecida por suas espetaculares tapas. E, se você quer uma panorâmica da cidade, o castelo de Gibralfaro e seu mirante será uma ótima opção.

Como ir a Málaga:

7 – Semana Santa em Salamanca

Salamanca não é uma opção possível, mas uma ótima escolha para passar a Semana Santa e desfrutá-la em uma das cidades onde ela é melhor sentida e vivida em toda a Espanha. Para Castela e Leão, um dos principais focos de atenção nesta festividade é encontrado nas ruas de Salamanca, onde milhares de pessoas se reúnem para desfrutar das procissões realizadas pelas cerca de 16 confrarias e irmandades que dão forma aos 22 passos.

Por outro lado, uma escapadela a Salamanca implica uma viagem ao passado da Espanha, onde praticamente todos os edifícios encontrados no centro da cidade são ícones e referências culturais que valem a pena conhecer. Sem esquecer sua Catedral, Universidade ou a Plaza Mayor, local onde turistas e universitários se reúnem para desfrutar de seus terraços.

Como ir a Salamanca:

8 – Alicante e o bairro de Santa Cruz

Não poderia faltar um destino na costa levantina como Alicante e sua Semana Santa. A cidade conta com uma grande quantidade de passos e eventos que valem a pena conhecer. Embora, se houver um que chame a atenção em toda a Espanha, são os passos que saem da ermida do Bairro de Santa Cruz. Ruas estreitas e íngremes, escadarias, lotadas de gente e centenas de quilos nos ombros para tentar descer as esculturas, às vezes até correndo.

Alicante é uma cidade que reúne uma grande oferta de lazer e cultura, por isso não faltarão lugares para visitar durante sua viagem. O Castelo de Santa Bárbara é um dos maiores e mais bonitos do país, de onde você poderá ver a cidade e localizar outros pontos de interesse, como o Porto ou a Explanada. E, se você quiser aproveitar o ambiente, recomendamos descer do Castelo ao Bairro de Santa Cruz para assim desfrutar de suas ruas brancas e pitorescas.

Como ir a Alicante:

9 – Cuenca, muito mais do que as casas colgadas

A Semana Santa em Cuenca é espetacular, tanto pelo ambiente quanto pela própria cidade e tudo o que oferece durante esta festividade tão marcante. Com procissões como a do Caminho do Calvário ou a das Turbas, onde o percurso é feito de madrugada e atores simulam as zombarias que Jesus recebeu enquanto carregava a cruz aos ombros.

No entanto, não pode faltar em seu planejamento visitar as famosas casas colgadas, que ficam à beira do precipício, assim como algumas das ruas que formam o centro histórico da cidade. Enquanto muitos concentram toda sua atenção nas famosas casas e se perguntam sobre sua arquitetura, outros aproveitam para encontrar pequenos bares cheios de charme e com uma oferta gastronômica sem igual.

 

Como ir a Cuenca:

10 – Córdoba e seus aromas na Semana Santa

Nossa última parada será na região onde começamos, a Andaluzia. Desta vez, vamos focar em outra das grandes cidades da Espanha, Córdoba. A Semana Santa cordobesa é um atrativo para todos os sentidos, desde seu aroma de flor de laranjeira até procissões como a da Irmandade do Remédio de Ánimas, com rodas e um silêncio que quebra a noite.

E, embora Córdoba se vista de gala na Semana Santa, não nos esqueçamos que a cidade tem vida sempre, nos oferecendo lugares para visitar como a Mesquita, o Alcázar dos Reis ou a Ponte Romana, objeto de muitos filmes e séries internacionais. E se você quer lazer e diversão, percorra o centro histórico da cidade e se surpreenda com alguns de seus tablados flamencos.

Como ir a Córdoba:

Agora você tem ideias e planos para preparar sua Semana Santa como ela merece. Você só precisa planejar a viagem e reservar suas viagens de autocarro ou trem na Busbud, a maneira mais fácil de levá-lo a qualquer uma dessas cidades e aproveitar ao máximo sua escapadela.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.