Explorando o Brasil de ônibus – vale a pena?

Se você já passou algumas semanas no Brasil, você sabe que viajar de ônibus é o modo mais popular de transporte e a forma mais eficiente de viajar entre as maiores cidades do Brasil. Os turistas e moradores preferem pegar o ônibus ao longo dos sistemas rodoviários menos desenvolvidos e é a opção mais cara e menos conveniente do que o transporte aéreo.

Um dos mercados mais dinâmicos do mundo

Para manter-se com a demanda de viajantes diários (e, talvez, para aumentá-los), o mercado de ônibus do Brasil tem desenvolvido a uma velocidade espantosa. Com centenas de empresas de ônibus agora coexistindo em ruas movimentadas do Brasil, terminais de ônibus no Novo Rio e Tietê, para citar alguns, estão mais caóticos do que nunca.

A agência nacional de transporte terrestre do Brasil conhecida como ANTT concedeu pelo menos 280 licenças para empresas de ônibus, dando-lhes o direito de operar nas estradas do maior país da América do Sul. Isto levou a um mercado altamente fragmentado em que os turistas desconhecidos podem facilmente tornar-se esgotados pela enorme quantidade de opções.

A América do Sul e o Brasil estão particularmente em nossos corações, porque este é o lugar onde a ideia da Busbud nasceu. LP Maurice, agora diretor executivo da empresa (CEO), elaborou o plano de negócios, enquanto estava em um ônibus entre a Argentina e o Brasil. Na verdade, sua história foi recentemente objeto de uma grande campanha publicitária em Quebec que visa promover o empreendedorismo.

Em nossas últimas análises sobre os preços de ônibus na França, foram comparados os custos médios de ônibus em vários países em todo o mundo e adivinhem? Brasil estava no topo da lista dos mais caros. No Brasil, os produtos importados (como iPhones) são muitas vezes mais caros do que em qualquer outro lugar, no entanto, não se espera que isso se aplique a uma passagem de ônibus standard – uma mercadoria local que é tantas vezes comprada.

À luz do próximo evento mundial que são os Jogos Olímpicos Rio 2016, pensamos que seria útil fornecer uma análise mais aprofundada dos custos de ônibus no Brasil.

Stef do blog hiato.co.uk durante a sua viagem pela América do Sul
Stef do blog hiato.co.uk durante a sua viagem pela América do Sul

 

Stef do blog hiato.co.uk durante a sua viagem pela América do Sul

Quatro classes de conforto e serviço

As médias de custos não são uma representação precisa do mercado de ônibus brasileiro. Ao contrário da Europa e América do Norte, o Brasil tem quatro classes diferentes de serviços disponíveis a bordo de todos os ônibus.

Durante anos, as empresas de ônibus locais operam dentro de um mercado muito competitivo. Em vez de competir somente através do custo de uma passagem, os operadores começaram a dividir a experiência do viajante em classes diferentes de conforto e serviços. Se isso significa diferentes níveis de serviço dentro do mesmo ônibus (muito parecido com a classe executiva em aviões) ou ter frotas completamente diferentes, as empresas brasileiras sempre oferecem quatro classes de viagem para escolher.

A ANTT propôs as seguintes categorias, cada uma com um conjunto específico de critérios geralmente respeitados pelos operadores:

Convencional:
Esta é a classe mais barata e mais popular. Há cerca de 70 cm de espaço entre assentos, no qual todo recline fica em um ângulo máximo de 35 graus. Este ônibus é suscetível de ter um banheiro a bordo; no entanto, isso não é garantido quando se viaja para distâncias curtas.

Executivo:
Todos os ônibus da classe Executiva devem ser equipados com banheiros, ar condicionado, sistema de entretenimento e um mini-bar com bebidas quentes e frias. Os bancos também são um pouco mais profundos e mais confortáveis: eles pode reclinar-se em um ângulo de 40 graus com cerca de 80 cm de espaço entre eles.

Semi-Leito ou semi-cama:
Estes ônibus oferecem os mesmos serviços que a classe Executiva, mas com assentos que são ainda mais confortáveis. Eles são maiores em tamanho e podem reclinar-se em um ângulo de 55 graus. Há 90 cm de espaço entre eles e, por último, cada um tem o seu próprio apoio para os pés.

Leito ou Cama:
A classe Leito ou Cama é sinônimo de primeira classe. Todos os assentos podem reclinar-se em um ângulo de 80 graus (praticamente a uma posição de dormir) e travesseiros e cobertores são fornecidos a todos os passageiros. Mais serviços são oferecidos por agentes de bordo, tais como lanches, bebidas e sistemas de entretenimento individuais. Há 105 cm de espaço entre assentos e apenas três linhas no total (em vez das quatro habituais).

brazil-convencional-745x559

Classes diferentes, preços diferentes

A Busbud coletou dados de centenas de milhares de buscas online por usuários que procuravam a viajar dentro do Brasil e foi capaz de medir o custo médio por hora de viagem de ônibus para cada classe e sua frequência de utilização.

Os viajantes que procuram o nível de conforto oferecido na classe Leito vão pagar o dobro do que fariam na classe Convencional. Uma boa variedade de opções de conforto ajuda a satisfazer as necessidades dos viajantes. Mochileiros de baixo orçamento ou estudantes que viajam para visitar sua família podem se beneficiar de preços mais baixos, enquanto os viajantes de negócios brasileiros e turistas que gostam de priorizar o conforto podem pagar mais para estarem melhor. O Atendimento da mais alta qualidade precisa também trabalhar em favor dos operadores de ônibus que recebem para fazer mais renda.

Note que nem todas as classes estão disponíveis em todas as viagens. Para longas distâncias e destinos turísticos envolvendo viagens de noite, como Rio – São Paulo ou São Paulo – Curitiba, todas as quatro classes estão disponíveis. No entanto, para distâncias mais curtas (cerca de três horas ou menos), como São Paulo – Santos, a classe Convencional é sua única opção.

brazil-leito-745x559

O custo da passagem, vamos comparar

A tabela abaixo compara o custo médio de um bilhete simples na classe Convencional e Leito de 10 das viagens mais populares no Brasil. Todas as quatro classes estão disponíveis em cada uma destas viagens.

A classe Leito é mais acessível em algumas viagens que em outras. Por exemplo, Rio – Campos, São Paulo – Foz do Iguaçu e Curitiba – Cascavel definitivamente valem a pena o custo. Mas Curitiba – Florianópolis, Rio – São Paulo e São Paulo – Florianópolis custam mais se você está sentado na classe Leito. Então, se o tempo de viagem não é muito longo, opte pela classe Convencional que você vai economizar um pouco de dinheiro.

paraty-to-sao-paulo-bus-hiato-1-745x559

Comparando as 10 maiores empresas de ônibus

Entre as 80 ou mais operadoras brasileiras que trabalham com a Busbud, apenas 12 delas oferecem todas as quatro classes de serviço. Isto é principalmente porque certas operadoras podem optar por oferecer apenas os trajetos mais curtos e, portanto, oferecem apenas uma ou duas classes. As 12 operadoras que oferecem todas as quatro classes são também aqueles que oferecem uma vasta seleção de destinos.

Nós calculamos o custo médio por hora de viagem de ônibus para cada classe e para cada operadora.

Estas diferenças significativas de preços (às vezes até mesmo duplicou!) entre empresas nos mostra mais uma vez quão diversificado e amadurecido é o mercado de ônibus. As empresas que oferecem taxas mais baixas para a classe Convencional não significa que elas façam o mesmo para outras, como o Leito e vice-versa. Isso poderia muito bem ser uma estratégia de preços utilizada para atrair as pessoas para uma categoria e construir a lealdade do cliente antes de tentar recuperar o atraso através de lucros das outras classes.

Mas ainda assim, temos notado que a Expresso Guanabara, Util, Águia Branca e Viação Penha são muitas vezes as menos caras no geral, enquanto empresas como Cometa, Itapemirim, Auto Viação 1001, Expresso do Sul e Expresso Brasileiro estão no outro extremo entre as mais caras. De acordo com relatórios do Google Trends, 1001, Itapemirim e Cometa são as marcas mais reconhecidas e poderiam facilmente capitalizar sobre sua notoriedade por preços ligeiramente maiores.

Com uma ampla gama de empresas, aulas e preços tal, podemos ver porque os brasileiros preferem usar agregadores de ônibus como a Busbud.

brazil-seats-745x559

Faça como fazem os locais

Para descobrir se essa variedade em opções atraiu os brasileiros, nós simplesmente estendemos a mão e perguntamos a eles diretamente. Com a ajuda do Google Consumer Surveys (Pesquisa de clientes Google), que pesquisou mais de 1000 moradores sobre as suas preferências de classe.

A pergunta era:

Qual classe você escolheria se tivesse que viajar de ônibus do Rio de Janeiro para São Paulo (uma viagem de 6h)?

Apresentamos a eles todas as quatro opções, incluindo cada um dos seus custos médios de bilhetes para Rio – São Paulo.

70% dos usuários da internet no Brasil parecem estar familiarizados com as diferentes classes de ônibus disponíveis para eles. A distribuição das preferências das classes pareceu ser bastante equilibrada, mesmo com um quarto dos participantes preferindo viajar na primeira classe. A disparidade de preferências de classe é imediatamente aparente nas diferentes faixas etárias. Pessoas com idade entre 18 e 24 parecem menos conscientes de que as quatro classes existem mesmo, e eles também são, provavelmente, mais custo-conscientes.

Esta distribuição não representa os números reais que temos para viagens de Rio-São Paulo. Na verdade, 55% dos resultados oferecidos pelos usuários da Busbud são para a classe Convencional nessa rota específica, em comparação com 30% das pessoas que viajam com essa classe (a partir de nossa pesquisa).

As razões para isso são simples. Em primeiro lugar, há apenas uma taxa de 66% de acesso à internet no Brasil e talvez por isso os viajantes não-conectados preferem as classes menos caras. Em segundo lugar, o nosso público de pesquisa foi a população em geral, que provavelmente incluía pessoas que nunca realmente viajam de ônibus.

Ridesharing faz o seu caminho para o Brasil

Em nossa última análise do mercado francês, a ridesharing desempenhou um papel significativo no esquema de transporte intermunicipal. Embora seja considerada bastante diferente do que pegar um ônibus, as pessoas ainda estão interessadas em descobrir como as duas opções se comparam em termos de preços.

Na França, foi descoberto que pegar um ônibus é 34% mais barato do que fazer ridesharing. Nós olhamos os custos de viagem de centenas de viagens oferecidas pela maior empresa de ridesharing no Brasil e os resultados foram bastante diferentes: ridesharing foi, em média, 32% mais barato do que a classe Convencional!

Ridesharing é melhor estabelecida na França com preços semelhantes às das atuais tendências do mercado, no entanto, o mercado de ônibus ainda é muito jovem e no meio de uma guerra de preços. Esta tendência é o oposto no Brasil, onde o mercado de ônibus é mais maduro e onde caronas dificilmente desperta qualquer interesse. A BlaBlaCar recentemente comemorou seus primeiros 10 milhões de km de estrada percorridos no Brasil.

O futuro da ridesharing no Brasil parece promissor. Serviços e aplicativos como BlaBlaCar podem rapidamente ganhar popularidade e, potencialmente, pressionarão empresas de ônibus a baixar os seus preços.

brazil-wifi-745x559

Conclusão? Explorar o Brasil de ônibus não é mais caro do que em qualquer outro lugar

Nossa análise comparativa mostra que o Brasil não é realmente tão caro! Uma hora de ônibus de viagem nos custos de classe convencional é em média US $ 4,50, que não é muito longe da base de preço de US $ 3,90 na França para essencialmente o mesmo serviço. Mas o transporte de ônibus intermunicipal no Brasil é, sem dúvida, o mais diversificado e mais desenvolvido. Ele definitivamente é um exemplo para os mercados europeus que terão de se adaptar rapidamente e diversificar seu modelo de negócio e para a América do Norte, que está sempre à procura de alargar a sua base de clientes.

IMG_9628-745x559
Ok, então parece que há uma classe sub Convencional ?

Fotos:

Todas as fotos usadas neste artigo são de uma viagem feita pelos nossos bons amigos Stef & Joe do blog hiato. Leia em uma entrevista os pensamentos desses dois londrinos sobre explorar a América do Sul e seus ônibus em viagem do Rio de Janeiro para Florianópolis!

Fontes:
www.onilinhas.com/categories/www.br.rfi.fr/brasil/20160427-aplicativos-de-carona-no-brasil-se-popularizam-e-driblam-www.falta-de-seguranca
www.antt.gov.br/www.google.com/insights/consumersurveys/home
www.google.com/trends/www.busbud.com/
www.devenirentrepreneur.com/en/lp-maurices-defining-moment/